Como saber se estou amando: 5 sinais de que não se trata de mera atração

como saber se estou amando

“E o coração dispara, tropeça, quase para…” Opa, como saber se estou amando? Será que todo esse turbilhão de sentimentos vai me fazer bem daqui a algum tempo?

É, amiga, sei como você está se sentindo. Todos nós que fazemos parte do Programa Chave do Coração do Homem sabemos como é ter insegurança por não saber se o que você sente por alguém é realmente amor, e se essa pessoa também sente o mesmo.

Por ser um sentimento “horrível” (no bom sentido, se é que você me entende) e que tirava o sono de muitas das minhas alunas, resolvi escrever sobre isso hoje. Então, pega um cafezinho (ou um suco, se preferir) e vamos falar sobre amor!

E aí… Como saber se estou amando? Existem sinais que indiquem isso? Quais são eles? Qual é a diferença real entre amor e paixão?

Essas são perguntas que serão respondidas a partir de agora, acompanhe esse artigo até o final e descubra.

Como saber se estou amando e não com “paixonite aguda”?

Antes de responder sobre o amor, vamos entender alguns significados da paixão. Esta palavra vem do latim “passĭo,ōnis”, que significa “paixão, passividade, sofrimento”.

Alguns outros significados que podem te fazer diferenciar a paixão do amor são:

  1.    Paixão é sentimento ou gosto intensos por alguém a ponto de ofuscar a razão;
  2.    Na religião, é ânimo a favor ou contra alguma coisa, superando os limites da razão;
  3.   No kantismo, é a inclinação emocional violenta, sendo capaz de dominar por completo a conduta humana, a afastando da autonomia e escolha racional.

Quando pensamos em paixão, sempre lembramos de sentimentos descontrolados e que podem fugir da razão.

Acredite ou não, existem mulheres que pensam “como saber se estou amando”, enquanto estão apenas apaixonadas, porque acabam deixando de lado a sua própria vida e seus valores em função de um homem.

É claro, isso não é racional.

Muitas, por não saber como conseguir um relacionamento sério, acabam caindo nas “garras” de qualquer um, acreditando que é amor.

Dentre os valiosos conselhos que já ouvi da minha avó, um sobre o amor e paixão sempre me mostrou o caminho para não me descontrolar nos sentimentos. Ela dizia:

  • “O amor não é cego. Se você ama alguém, vai se amar primeiro e essa pessoa vai te fazer bem. O amor não é parecido com uma doença, algo do tipo ‘não sei viver sem essa pessoa’. Ninguém precisa te completar, você só tem que achar alguém que ame o seu caráter por completo.”

Então, como saber se estou amando? Antes de continuar e te mostrar os sinais, preciso aproveitar essa conversa sobre conselhos amorosos e te alertar: não caia no erro de seguir as dicas de qualquer blog sobre relacionamento (confira essa outra conversa depois).

Como saber se estou amando: os sinais

como saber se estou amando

1 – Você sente uma profunda admiração

Para responder essa pergunta “ como saber se estou amando ”, é necessário que você reflita comigo: você o admira pelo que ele é? Você sabe que ele tem defeitos mas tem algo que te chama atenção nele?

Uma aluna que, na época, baixou o ebook 3 segredos para dar uma guinada no relacionamento, me contou que, assim que conheceu um cara, ela o admirava muito por certos detalhes em sua personalidade: a sinceridade e a ambição controlada.

Hoje, eles estão casados e a admiração continua sendo a mesma, porque, por mais que o convívio seja difícil, quem ama não deixa de admirar, pelo fato de não ter se iludido com a outra pessoa e sim ter notado as qualidades dela.

2 – Esse sentimento te torna melhor

Se você ama alguém e o sentimento está tornando você uma pessoa diferente (piorando certos aspectos em você), sai fora.

Sendo bem sincero, a paixão te tira dos limites da razão, mas o amor não faz com que você cometa loucuras, afinal é uma mistura de emoção e racionalidade.

Você já deve ter visto por aí mulheres fazendo loucuras por um homem e, no final, falam: eu o amava, por isso fiz tal coisa. Em nome do amor, muita gente até mata, mas esse descontrole não faz parte de amar genuinamente.

3 – Os seus olhos o enxergam de maneira diferente

como saber se estou amando

Como saber se estou amando? O amor é cego? Você já deve ter ouvido bastante esse ditado, mas ele está errado… e muito.

O amor não te cega a ponto de você não enxergar, verdadeiramente, como alguém é; o amor não te ilude. Amar significa olhar para alguém, ver os defeitos e, ao pesar, sentir que as qualidades são infinitamente maiores.

Então, se você continua se perguntando “ como saber se estou amando ”, pense agora:

  • Quais são os pontos positivos dele?
  • Quais são os pontos negativos?
  • O que pode ou não ser superado?

Essas questões vão preparar você para um relacionamento mais equilibrado e calmo, que é o amor.

4 – Você tem alguns sentimentos “esquisitos”

Muita gente confunde o amor com a atração, pelo simples fato dos “sintomas” serem parecidos para os dois casos.

Keep calm and… não disse que você não teria sentimentos arrebatadores, lindos e mágicos.

Só quero que tome cuidado para não fazer tanto por alguém e esquecer de si mesma por pensar que está amando quando, na verdade, só está gostando dele.

Ao amar, você enxerga a beleza na vida, na pessoa, pensa nela por bastante tempo e gosta tanto da companhia dela que sente muita falta quando está distante. Você também sente as “borboletas no estômago” e sorri quando está com ela.

5 – Vocês possuem uma forte amizade

Tudo nasce de uma grande amizade. Não existe “ como saber se estou amando ”, se a amizade não existe no relacionamento.

Já tive atrações físicas e paixonites, mas depois que vi como era o amor, entendi que a amizade é um dos pilares de todo relacionamento.

Quando os dois não são amigos, a cumplicidade não existe e amor sem isso é paixão. Isso porque, para amar alguém, é necessário se colocar no lugar do parceiro (é por isso que não gostamos de fazer o outro sofrer).

Existem relacionamentos em que um dos dois simplesmente não se importa de ferir os sentimentos do outro, e isso não é amor.

Amar transforma uma pessoa em alguém mais generoso, que se importa e cuida.

E aí, já descobriu se está realmente amando?

como saber se estou amando

Gosto de uma parte conhecida na Bíblia que define: “O amor sofre e é benigno, não é invejoso, não se vangloria e nem se orgulha. Não maltrata, não procura os próprios interesses, não tem facilidade em se irar e não guarda rancores. O amor não se alegra na injustiça, mas sim com a verdade. Ele tudo sofre, espera, suporta e crê.”

Agora que você já conhece as definições e respondeu a pergunta “ como saber se estou amando ”, me conte: quais são seus sentimentos? Você ama ou é apaixonada?

Se você quer saber mais sobre o assunto e ainda não sabe como ter uma relação mais profunda com ele, aconselho que faça como a aluna que citei aqui: baixe aqui o e-book 3 Segredos para dar uma Guinada no Relacionamento.

Sobre Redação | Chave do Coração do Homem

Equipe de Redação da Chave do Coração do Homem