3 maneiras saudáveis para lidar com um fim de relacionamento

fim de relacionamento

Pode ser que você ache que isso só aconteceu com você e que sofrer por amor e por um fim de relacionamento é algo muito difícil, ou quase impossível de suportar.

Mas, desde as épocas mais antigas, o coração partido era motivo para fazer com que as mulheres sofressem.

De acordo com algumas pesquisas, mulheres são mais afetadas por essa síndrome de um coração partido.

E, no Programa Chave do Coração do Homem, ensinando mulheres a ativarem instintos secretos nos homens, percebi o quanto os problemas de relacionamento as afetaram.

Superar um fim de relacionamento é, realmente, algo muito complicado e o sofrimento pode fazer até com que você sinta dores físicas – incrível, não é?

De acordo com o Dr. Pastore, é possível que alguém morra por conta de um coração partido e alguns estudos médicos comprovam isso.

Tudo porque quando você passar por períodos de estresse, alguns hormônios são liberados no seu organismo, podendo causar depressão e, até mesmo, alterações cardíacas.

Alguns dos sintomas podem ser: dificuldade para respirar, dores no peito, tonturas, aumento da pressão arterial, palpitações etc.

Mas o fim de relacionamento pode ser vencido de várias formas…

Sofrer por amor é sim uma das maiores dores que pode ser enfrentada pelo ser humano, podendo desenvolver até mesmo doenças cardíacas e psicológicas.

Como o fim de relacionamento ainda está como uma das piores crises humanas para se vencer, resolvi conversar sobre isso com você hoje.

Um fim de relacionamento, apesar do nome, não significa que os recomeços são impossíveis. Há maneiras de conseguir retomar o contato com ele, mesmo que:

  • Ele esteja com outra pessoa, você ache que ele não te quer mais ou
    se ele sumiu sem explicação;
  • O ciúme seu (ou dele) tenha atrapalhado o relacionamento;
  • Ele (ou você) seja muito orgulhoso ou se você não tem mais
    esperança de ser feliz.

Mas se você quer deixar esse relacionamento para trás e decretou que chega de sofrer por amor, vai precisar de algumas dicas comprovadas para superar tudo isso e reassumir o controle da sua vida de maneira saudável.

1 – A autocompaixão é o primeiro passo

fim de relacionamento

A autocompaixão não significa se fazer de vítima ou se sentir a injustiçada da história. Se algo deu errado, a culpa não é apenas de uma pessoa, é dos dois. Quanto antes você aceitar isso, melhor.

Mas a autocompaixão pode ser entendida como a combinação entre a bondade com você mesma e a compreensão de que as perdas e rompimentos acontecem com todo mundo – faz parte da vida.

Essa é uma das relações, inclusive, que faz parte de uma nova e poderosa maneira de se expressar: a Comunicação Irresistível [entenda melhor aqui].

David A. Sbarra, psicólogo, fez um estudo com pessoas que terminaram recentemente seus relacionamentos de aproximadamente 13 anos. Depois de pensarem nos ex por 30 segundos, eles precisavam falar sobre seus sentimentos acerca da separação.

Ao relatarem, por 4 minutos, suas adaptações e as emoções intensas que tiveram sobre os ex, foi a autocompaixão que os fizeram seguir em frente de maneira saudável e superassem um fim de relacionamento.

Tudo isso porque entender que a perda faz parte da experiência de ser humano, faz com que os sentimentos de isolamento se amenizem – também pode ajudar a não sentir ciúmes, raivas ou remoer o passado.

2 – O esforço próprio conta muito para superar um fim de relacionamento

Já ouviu falar que alguns pacientes tomaram remédios “falsos” e se sentiram muito melhor? Isso é verdade mesmo?

Ted Kaptchuck, investigador da Harvard Medical School, mostrou que esses remédios, chamados “placebo” não curam, mas amenizam os sintomas do cérebro.

Como isso acontece? O poder da mente é muito maior do que imaginamos. Ou seja: se o seu problema é apenas emocional, a força de vontade pode ser o suficiente para te fazer parar de sofrer por amor.

Isso é o que comprova uma pesquisa da Universidade do Colorado. Segundo o estudo, quando você acredita que está se esforçando para superar um fim de relacionamento, realmente pode diminuir o sofrimento.

Esse sentimento influencia nas regiões do cérebro responsáveis pelas suas emoções, liberando o que a ausência da antiga companhia tinha tirado de você: a dopamina, hormônio da felicidade.

29 em cada 30 mulheres que fizeram parte do Método Chave do Coração do Homem, entenderam como superar o sofrimento na prática e se tornar uma mulher ainda mais poderosa.

3 – Investir de novo em você mesma é essencial para um recomeço

fim de relacionamento

É normal que você se sinta perdida agora, até porque é comum que você tenha investido apenas na parte em que agradava ao seu ex. Por isso, é importante voltar aos seus hobbies antigos.

Acontece com muitas mulheres: elas entram em um relacionamento e, pouco a pouco, deixam de fazer as atividades que tanto gostavam porque o parceiro não gosta ou não participa delas.

Para não ter briga e o agradar, você deixou muito dos seus gostos de lado e, assim que se separaram, você se sentiu desamparada e sozinha.

Agora, é importante que você não abra mais mão do que gosta por ninguém, mesmo que você consiga uma Comunicação Irresistível com ele.

De acordo com Gary Lewandowski, pesquisador da Universidade de Monmouth que estuda relacionamentos românticos, as pessoas investem mais nas partes de si mesmas que mais agradam aos seus parceiros.

O problema é que quando a relação termina uma parte da personalidade dessa pessoa vai junto com a relação.

Então, volte a investir no que você ama e não deixe de lado os seus gostos por ninguém. Isso, inclusive, pode ser o principal motivo de chamar a atenção de uma pessoa legal e que goste de você pelo que você é.

Superar o fim de relacionamento não é algo tão complicado assim…

É importante admitir isso. O principal empecilho para que você não reconquiste a felicidade é você mesma.

Tente olhar tudo isso pelo lado que conversamos aqui: os rompimentos fazem parte da vida e superar isso, o quanto antes, é essencial para ter uma vida mais estável emocionalmente.

Se, depois de um tempo, você estiver disposta a reatar a relação com ele, construindo um novo começo, pode usar os segredos da Comunicação Irresistível.

Mas se, depois de tudo isso, você notar que a sua vida está muito melhor agora e que deseja ativar um instinto que todo homem tem para construir melhores relacionamentos, pode contar com o Programa Chave do Coração do Homem para isso.

Sobre Redação | Chave do Coração do Homem

Equipe de Redação da Chave do Coração do Homem