Ser uma mulher insegura pode acabar com seu relacionamento e você precisa saber disso

mulher insegura

Você já viu o comercial da Dove sobre como as mulheres se viam e como as outras pessoas as enxergavam? Foi uma das melhores propagandas para mostrar que existe mulher insegura – mesmo que ela seja linda.

No comercial, a entrevistada falava sobre como ela era e um profissional a desenhava de acordo com a fala dela (sem ver o rosto desta mulher). Logo depois, uma outra pessoa que tinha visto essa mulher, também a descrevia e o profissional novamente a desenhava.

O incrível é que na perspectiva da própria entrevistada, o desenho saiu no mínimo estranho; já na visão de outra pessoa sobre ela, o desenho saiu maravilhoso e bem parecido com o rosto original da entrevistada.

Ou seja: ela não via o quão linda era e as características positivas, focando apenas nas negativas e no que não gostava em si mesma; enquanto outras pessoas enxergavam a real beleza dela.

Você pode pensar: “Mas foi apenas uma mulher insegura, não seja exagerado”. Bem, o problema é que essa entrevista foi feita com várias mulheres e em todos os casos isso aconteceu.

Existe mulher insegura mesmo, isso não é uma invenção?

Na pesquisa da Dove, chamada “Retratos sobre a real beleza”, apenas 4% das mulheres se consideravam bonitas. Isso é alarmante!

Pelo fato de estarmos em um mundo mais visual, hoje o que as pessoas notam primeiro é a sua imagem, seja pela foto do whatsapp, Stories do Instagram ou até pessoalmente.

O problema é que se você é uma mulher insegura, é provável que transpareça isso diretamente no seu visual e os homens fogem disso.

Uma pesquisa do ParPerfeito, com mais de 5 mil entrevistados, mostrou que 97% desses homens preferem as mulheres que têm iniciativa.

Mas claro que se essa atitude for tomada por uma mulher insegura, é mais fácil acontecer algo ruim, como: tomar a iniciativa errada, ser exagerada na hora da conquista ou até mostrar imaturidade.

Eu falo muito sobre isso no Programa Chave do Coração do Homem: para despertar o instinto profundo em todo homem, é necessário ter segurança e confiança – e é nisso que trabalhamos juntos. Confira a seguir um pouco mais do assunto…

Os 4 riscos de ser uma mulher insegura no relacionamento

mulher insegura

1 – Não saber dizer não

Lembra das histórias sobre o vilão e o mocinho? Geralmente, quando os heróis dizem “isto não pode cair em mãos erradas”, significa que esse algo em questão é especial, raro, porém frágil.

Da mesma forma, uma mulher insegura não sabe o que quer, é indecisa, não consegue se respeitar e nem tem a noção do valor que tem, fazendo com que ela se torne vulnerável a diversos tipos de homens.

Toda mulher pode ativar o instinto escondido no homem, mas isso tem um pré-requisito: ela precisa confiar mais em si mesma e menos nele. Não porque ele não seja confiável, mas é necessário entender o poder do “Não”.

Saber controlar as suas emoções e se permitir fazer o que você deseja em vez de pensar sempre no cara primeiro, não é sinônimo de egoísmo; isso significa que você entende o que importa para você e só abrirá mão se realmente te fizer bem.

Uma mulher insegura costuma tomar as decisões que outras pessoas querem que ela tome e, no final, ela pode acabar se desvalorizando e fazendo coisas que não a faz feliz.

Pior: nas mãos erradas, você pode se rebaixar e acabar de vez com a sua autoestima, depois que o cara não quiser mais nada.

2 – Não ter atitude / é dependente

Se você é uma mulher insegura, deve saber o quão difícil é tomar uma atitude ou ser independente nas áreas da sua vida.

Principalmente porque as mulheres costumam ser mais emocionais do que os homens, então quando elas são inseguras essa carência é bem maior do que o normal nos relacionamentos – e isso acaba prejudicando a relação.

De acordo com uma pesquisa da Florida State University, em que 157 casais participaram, quanto maior a insegurança ou carência das mulheres, menor era a satisfação dos parceiros com o relacionamento.

Isso ocorre porque a insegurança feminina faz com que você não transmita uma linguagem corporal segura e que mostre confiança em todos os sentidos.

Homens gostam de mulheres bem resolvidas, que até tenham um certo nível de carência sim, mas que isso não chegue a ser uma dependência ou falta de atitude por sempre esperar que ele tome as decisões.

Como sempre falo no Programa Chave do Coração do Homem, a atitude do homem deve ser incentivada pela mulher que está ao lado dele, mas se você não tiver atitude para “influenciá-lo”, é provável que o relacionamento só vá decaindo.

3 – Não se sente bem consigo mesma (não sabe ficar sozinha)

mulher insegura

Okay, vamos parar de confundir as relações: você não é filha do homem que ama e o amor dele não o torna seu pai. Em outras palavras, não saber ficar sozinha um pouco é um problema.

É legal ser carinhosa, demonstrar amor e preocupação, mas o problema começa quando você não sente que a sua própria companhia é o suficiente para se sentir bem.

Entenda que o cara não tem que ser a sua “cara metade”; ele não deve preencher as falhas que você tem na personalidade ou sentimentos, mas sim ser um complemento das coisas boas e ressaltar os seus pontos positivos.

Mas para que isso aconteça, é necessário que você se sinta bem consigo mesma, entendendo que um tempo sozinha, fazendo algo que gosta, é importantíssimo para um relacionamento saudável.

O tempo que vocês passam longe é interessante para dar um pouco mais de mistério e saudade à relação; o casal pode aproveitar isso para mostrar o que um ainda não sabe do outro (por mais que a intimidade seja grande).

4 – Aceita qualquer tipo de relação, inclusive as violentas

Esse é um perigo real para você e isso tem que entrar na sua cabeça a partir de agora: uma mulher insegura aceita relações tóxicas e que não trazem benefício algum apenas por se sentirem sozinhas.

Tire isso da sua cabeça e desapegue um pouco dessa ideia de “ficar para a titia”, okay? Dê valor primeiro a si mesma e esqueça do que as pessoas vão achar de você.

Quando falamos de violência, nem sempre estamos falando de agressão física. Na verdade, muitas relações são violentas e nada do tipo acontece.

Entenda que um relacionamento perigoso e tóxico acontece quando você aceita tudo por medo de vocês acabarem terminando. O pior disso é que você corre o risco de ser infeliz pelo resto da vida por aceitar cada vez mais exigências absurdas de outras pessoas.

Saiba o poder que você tem e não seja mais uma mulher insegura

mulher insegura

Se você ainda não se sente segura e, por causa disso está envolvida em um relacionamento ruim (por sua parte ou pela dele), está na hora de mudar isso.

Estou ajudando mulheres há anos em seus relacionamentos e elas têm recuperado a autoestima e segurança nelas mesmas.

Toda essa ajuda faz com elas tenham mais confiança para construírem relacionamentos saudáveis e duradouros, tendo mais segurança para tomar as atitudes que querem realmente.

Caso você tenha sido uma mulher insegura até agora, posso te ajudar. Para isso, conheça o Programa Chave do Coração do Homem e veja como sua vida pode transformar depois que conhecer, verdadeiramente, a autoconfiança.

Sobre Redação | Chave do Coração do Homem

Equipe de Redação da Chave do Coração do Homem