8 dicas de como dizer NÃO de forma simples e sem culpa

Quem nunca teve dificuldade em saber como dizer NÃO para o homem que estava super a fim de você, não é mesmo?

Pena, constrangimento, medo de ser esquecida, de não conseguir outra pessoa e ficar sozinha… são muitos os motivos pelos quais mulheres temem dizer o “não” e acabam atraindo, com isso, muitos problemas para suas vidas.

Talvez você pense que ter esses sentimentos tem a ver com ser uma mulher boa de coração, generosa e humana. Cuidado! Pode estar se enganando, pois esse comportamento pode denunciar uma personalidade de uma mulher insegura, medrosa, carente e controladora, pois quem age assim tem medo de não ser amada pelo que é e tenta compensar essa falta fazendo tudo que todo mundo quer. 

Quando aprender a dizer “não”, evitará muitas situações embaraçosas.

Toda vez que não souber como dizer não para algo ou alguém corre o risco de não conseguir dar conta de tudo, criar estresses desnecessários e com isso prejudicar sua autoestima. 

Além disso, você fica sem tempo para seus objetivos pessoais e se vê obrigada constantemente a abandonar projetos seus, perde o respeito das pessoas e se torna alguém desinteressante, que vive correndo atrás de um SIM.

De fato algumas situações que você deseja dizer “NÃO” é simplesmente porque não rolou química ou no momento você não está a fim, certo?

Não precisam ter explicações. Mas é aí que você fica confusa sem saber o que fazer.

Então continue lendo e aprenda 8 dicas de como dizer NÃO sem causar grandes constrangimentos.

#1- Elogie antes de dizer qualquer coisa

Para começar a aprender como dizer não, uma boa forma é elogiar antes. Você pode elogiar o papo dele, a aparência ou até mesmo as suas intenções.

Depois você precisa ser sincera e expor que você não acha que seja a pessoa certa para ele ou que no momento você não está disposta para conhecer alguém mais a fundo.

Pode também encorajá-lo a procurar uma outra pessoa que esteja disposta a conhecer alguém e se divertir muito.

#2 – Seja verdadeira

Quando falar que não quer, seja verdadeira e não invente desculpas, ou outra coisa que não seja real.

Não minta dizendo que gosta de outra pessoa ou que tem namorado. Se fizer isso pode ficar muito chato quando ele descobrir de fato que você não tem ninguém.

Se não quiser conhecer ninguém porque está vivendo um tempo para si mesma, seja sincera. Aprender como dizer não tem a ver também com falar a verdade.

E mesmo que você não queira compromisso naquele momento, essa pessoa pode acabar se tornando um grande amigo. E não se começa uma amizade com nada além da verdade, não é mesmo?

#3 – Como dizer NÃO de forma empática

como dizer não

Imagina você gostando de alguém e receber um “não” de forma estúpida ou ignorante.

Já é difícil ouvir um não, ainda mais dito de forma ruim, certamente você não gostaria. Então, aprender como dizer não envolve também empatia.

Tente usar as mesmas palavras que usaria para você mesma, se você estivesse no lugar dele.

Nada de grosseria ou palavras de deboche para tentar se sentir superior. Resolva-se consigo mesma para não usar o outro para satisfazer uma necessidade de ser amada. 

#4 – Peça um tempo para pensar

Essa dica serve para pedidos um pouco mais ousados, como casamento, por exemplo.

Caso receba um pedido assim, peça um tempo para pensar na proposta se você não estiver pronta.

Só depois de analisar todos os prós e contras dê uma resposta, mesmo sendo negativa.

Diga por exemplo: “Curti muito estar com você esse tempo, porém no momento percebi que tenho outras prioridades e quero me dedicar ao profissional ou aos estudos”.

Se você pretende se casar com essa pessoa e só sente que não é o momento, fale pra ele. Até mesmo pra ele não pensar que você está terminando, ou que definitivamente não vai querer se casar. Só diga que não acha que é o momento, mas quem sabe mais a frente.

#5 – Não fique em cima do muro

A pior coisa que você pode fazer com a pessoa que está interessada em você é deixá-la sem uma resposta.

Por achar que a outra pessoa vai se cansar, você acaba deixando no ar um “talvez”, mas isso acaba gerando esperanças na outra pessoa.

Neste caso há chance muito grande de magoá-la, então, preste atenção: seja clara e diga, no momento meu posicionamento é “Não”.

Evite assim qualquer chance de ter um relacionamento abusivo futuramente, pois quando há dúvidas, mentiras, há possibilidades de perder o respeito entre os dois.

#6 – Como dizer NÃO já que ele é tão insistente

como dizer não

Sabe aquele famoso “oi sumida” pelo facebook, instagram ou whatsapp que de vez em quando ele manda mesmo você já tendo falado que ‘não’?

Talvez ele não tenha entendido direito o seu NÂO e você precisa cortar isso pela raiz.

Se for do círculo de amizade dele, precisa dar uma sumida pra ele entender melhor que realmente você não quer.

Se continuar insistindo e enviando mensagens, comece a responder que está ocupada, para que ele entenda que você disse não de vez, mas não seja estúpida ou grosseira.

#7 – Não é culpa sua

Você com certeza vai encontrar quem não gosta de ouvir “não” e não gosta de “perder batalha”, aquela pessoa insistente.

Nesse caso, você precisa manter-se firme e continuar dizendo o mesmo para essa pessoa, pois ela mesma deve arrumar uma forma de lidar com a frustração.

O que não pode é você ficar refém de qualquer manipulação emocional.

#8 – Seja confiante e tenha esperança

Embora nunca seja muito fácil ou confortável dizer um “não” para uma pessoa, tenha em mente que fazer isso agora será uma ação muito importante para seu futuro.

Mesmo que você queira muito ter um relacionamento, saiba escolher bem o seu parceiro, sem dizer SIM ao primeiro que aparecer.

Você precisa ter a esperança de que você ainda irá encontrar aquela pessoa especial, alguém com quem você poderá desfrutar de um relacionamento de qualidade.

Alguém para quem valerá a pena dizer um “sim” na oportunidade certa, quando chegar esse momento, isso não será nenhum sacrifício para você!

E agora que eu já sei como dizer NÃO, quero dizer SIM

como dizer não

Precisamos entender que algumas atitudes na vida são etapas para se construir algo melhor e mais duradouro lá na frente.

Uma vez que você tenha encontrado aquele alguém especial, aquela pessoa que realmente valerá a pena investir seu tempo e sua energia, sua preocupações serão outras bem mais interessantes, como por exemplo melhorar a qualidade do seu relacionamento. 

Você pode encontrar algumas dicas para transformar seu relacionamento de uma vez por todas,  elevando para um outro nível, muito mais surpreendente.

E pode começar a praticar essas dicas desde já, baixando gratuitamente o e-book “3 Segredos Para dar uma Guinada no seu Relacionamento”.

Baixe aqui, agora mesmo.

Sobre Redação do Chave do Coração do Homem

Equipe de Redação da Chave do Coração do Homem