O orgulho pode destruir relacionamentos?

A palavra orgulho pode empregar dois sentidos diferentes, onde um deles será extremamente prejudicial ao relacionamento.

Representado como substantivo masculino, é um sentimento de satisfação de alguém pela capacidade, realizações ou valor de si próprio ou de outrem.

Já no sentido pejorativo, é um sentimento egoísta, admiração pelo próprio mérito, excesso de amor-próprio; arrogância, soberba, atitude prepotente ou desprezo em relação aos outros.

E sim, no sentido pejorativo, o orgulho pode destruir um relacionamento, visto que a pessoa acaba sendo tão cheio de si, que não consegue enxergar seus próprios defeitos.

Uma pessoa orgulhosa não dá valor a nada que uma outra pessoa faz, pois nunca será suficiente o que foi feito por ela.

Viver em um relacionamento assim é extremamente cansativo e estressante para qualquer pessoa, e não existe amor que resista a tanto descaso.

Vamos falar um pouco das características que uma pessoa egoísta tem e os danos que essas características podem causar ao seu relacionamento.

Lógico, não vamos esquecer de sua saúde emocional e como derrubar esse ciclo vicioso chamado orgulho.

Nada que você faça está bom pra ele

Talvez você não saiba, mas isso é sim uma atitude de egoísmo da  parte dele, você sempre se esforça para dar o seu melhor e ele não vê.

Você prepara aquela surpresa para ele, e ele sequer agradece, para ele aquilo não significa nada.

Por mais que você tente, ele parece não se importar. Na verdade não se importa, porque é orgulhoso demais para admitir isso.

Esse tipo de atitude traz grandes danos ao relacionamento, nós mulheres gostamos de ser reconhecidas por nossos feitos.

Quando isso não acontece, no início ficamos frias, perdemos o desejo de agradar quem está ao nosso lado, e isso é bem ruim.

Logo vão surgir as brigas com maior frequência, pois sua insatisfação com relação a seu companheiro só vai aumentar.

Essas coisas também acabam por afetar sua saúde emocional, muitas mulheres passam a ficar mau humoradas.

É preciso tentar resolver essa situação com seu companheiro, mostrar a ele o quanto o orgulho dele tem destruído o relacionamento de vocês e tem feito mal a você.

O orgulho gera mais orgulho.

Como assim, o orgulho gera mais orgulho? A resposta é simples, quando não existe uma resolução do problema, a tendência será dele crescer, e de ambos os lados.

Um companheiro orgulhoso, como mencionamos anteriormente, vai gerar na mulher um certo grau de frieza, e vai ferir o orgulho próprio dela e até mesmo o que ela tinha por você.

Infelizmente essa frieza vai gerar como consequência, um certo orgulho em não querer fazer mais nada pela pessoa, afinal, nada está bom.

Como você vive em um relacionamento que não se sente valorizada, percebe que ele nem te enxerga, você vai alimentar o orgulho de forma negativa.

Infelizmente esse é o caminho que algumas mulheres seguem por viverem relacionamentos horríveis.

Agora seu orgulho é grande demais para tentar solucionar os problemas, para você tanto faz se esta bom ou ruim.

Porém esse sentimento te consome, causa feridas, mas novamente seu orgulho não vai deixar você abrir mão dele.

Esse é o tipo de coisa que acaba criando um círculo vicioso, você não quer se submeter ao orgulho dele, porém caiu no seu.

Ninguém quer ceder

Esse é um problema que encontramos nos mais diversos tipo de relacionamentos que existem por aí.

Nesta situação, temos duas pessoas orgulhosas que querem ser os donos da razão, ninguém quer abrir mão dela.

Em um relacionamento sempre dizemos que alguém tem que ceder, porém para alguns, ceder parece como se fosse uma desonra.

Relacionamentos que o casal decide ser inimigo, não cedendo ao outro, sempre culminam em separação.

Ninguém aqui está falando que precisa abrir mão de seus valores ou princípios para isso, porém é necessário uma avaliação de nossas decisões.

Cada decisão deve ser favorável ao casal e não somente para uma das partes. Lembre-se, é uma união e não uma disputa.

E se no caso, a decisão do seu companheiro for a melhor para o casal, aceite, pois caso contrário, isso poderá acarretar danos ao seu relacionamento.

Porém, se a decisão dele for ruim, tente mostrar isso a ele, mostrando os lados negativos da mesma, contrabalanceando com o lado positivo da sua.

O orgulho leva a falta de diálogo

Nos dias de hoje, existem muitos casais que desconhecem a palavra diálogo, e muitas vezes por conta de um orgulho totalmente desnecessário.

O orgulho tem afastado pessoas, de um modo geral, porém dentro do âmbito familiar, ele tem crescido de forma desordenada.

Os namoros, noivados e casamentos têm sido invadidos por esse sentimento que a única e exclusiva função é trazer o desastre.

Desastre, já que acaba por ferir as pessoas envolvidas de uma forma grave, ao ponto de matar o amor existente entre elas.

O orgulho tem impedido casais de terem um bom diálogo, nos impossibilitando de enxergar nossos próprios erros e defeitos, ferindo a quem mais amamos.

A falta de diálogo mata um relacionamento, assim como a fome mata um indivíduo, o diálogo é o que alimenta o amor que existe entre vocês.

Diálogos fazem parte de qualquer relacionamento saudável, é preciso trabalhar neles, pois fortalecem os laços de união.

Orgulho X Amor da sua vida

Quem em plena consciência não iria escolher o amor da sua vida, afinal de contas, todos queremos ser felizes.

Porém ouso a dizer que nem sempre fazemos a escolha certa. Algumas vezes optamos pelo orgulho, deixando em segundo plano a felicidade.

Não existe a possibilidade de ser feliz, sendo uma pessoa orgulhosa, esses dois sentimentos não andam juntos.

Se a pessoa orgulhosa é você, saiba que é preciso vencer esse orgulho. Sei que não será uma tarefa fácil, porém se você ama quem está ao seu lado, é necessário.

Comece a observar suas atitudes de orgulho, isso já é um excelente começo. Se você consegue reconhecer isso, já é um bom sinal de remissão.

E se no caso, o orgulhoso for o seu companheiro, tente um diálogo, sei que será difícil, mas você ganhará pela insistência.

Pontue a ele tudo o que tem desagradado você, é necessário jogar em pratos limpos, isso dará a ele uma dimensão do problema criado.

Evite discussões, é isso que ele quer para acabar com qualquer conversar, fale sempre em um tom suave.

Ele precisa enxergar o quanto o orgulho está matando vocês, não somente você, só assim ele perceberá o mal que está causando.

O próprio orgulho fará com que ele enxergue o quanto está sendo egoísta e mesquinho nessa relação.

Quer saber mais sobre orgulho?

➥Convido você a baixar nosso e-book. Nele você vai encontrar muito mais informações sobre o assunto, para isso, basta clicar aqui e conferir.

Sobre Redação do Chave do Coração do Homem

Equipe de Redação da Chave do Coração do Homem