Entenda como as redes sociais podem destruir relacionamentos

As redes sociais hoje são um meio muito eficaz para se comunicar. Facilitam muito as nossas vidas em tudo.

Estreitam as relações e não existe mais aquela distância de antigamente da época em que escrevíamos cartas para aqueles amigos distantes que não víamos a muito tempo, e não sabíamos como eles estavam.

Com as redes sociais, matamos a saudade, gravamos vídeos, mandamos fotos, enviamos áudios e por aí vai.

Mas como diz o ditado popular: nem tudo são flores o tempo inteiro.

Quando se trata de redes sociais e relacionamentos, as coisas podem ficar mais delicadas. Temos que tomar muito cuidado para não deixarmos as redes influenciarem em nossa vida particular.

É até um pouco difícil falar em não deixar as redes sociais nos influenciarem, sendo que hoje ela está muito presente no cotidiano da sociedade como um todo.

Mas é importante entender como isso pode afetar negativamente o seu relacionamento. E é sobre isso que vamos tratar nesse artigo, hoje.

Confira.

Quando a verdadeira conexão se perde

Podemos ver claramente que a grande maioria dos casais reduziram muito a sua comunicação verbal.

Mesmo dentro da mesma casa, alguns se comunicam digitando pelas redes sociais.

Quando saem para passear ou ir a um restaurante, a primeira coisa que percebemos é que, ao invés de conversarem, eles ficam nas redes sociais através de um smartphone.

O diálogo que é de extrema importância nos relacionamentos, hoje quase não existe. Em todo lugar que vamos, vemos a mesma cena se repetir.

Vários casais nas redes sociais, no celular, no tablet, no notebook seja lá qual o meio de comunicação utilizado para a navegação. Todos hipnotizados por uma tela e deixando de curtir de verdade o momento presente com o seu parceiro amoroso.

Parece que as carícias, os abraços, os gestos de carinho, os beijos, e os olhares perderam seu lugar.

Se continuarmos agindo dessa forma, quanto tempo será que vai durar os nossos relacionamentos? Onde vamos chegar?

O máximo que conseguiremos agindo assim é um casamento, namoro ou noivado desestruturado, acabado e sem o sentimento fundamental dentro deles: o amor.

Então vamos nos atentar para que nossos relacionamentos não se percam no meio de todas essas redes sociais no âmbito digital.

A verdadeira conexão não pode se perder, que é a conexão entre o casal.

Sugestões para proteger os relacionamentos nas redes sociais

redes sociais

Aqui estão algumas sugestões de como proteger seu relacionamento nas redes sociais de maneira que você não precise se desvincular totalmente delas.

Mas faça as coisas de maneira sábia e prudente para que seu relacionamento não seja abalado.

Manter a estrutura de seu relacionamento é primordial para que ele não crie rachaduras e fique fraco a ponto de se romper nas primeiras crises que acontecerem (lembre-se que todo relacionamento passa por momentos de crise, isso é comum).

Proteger seu relacionamento é primordial para que seja duradouro e sadio. Família é sinônimo de relacionamento saudável.

Aliás, proteger não só o relacionamento, mas a si mesma, pois nunca se sabe quem são as pessoas que estão visualizando seu perfil.

Hoje tudo está muito perigoso, então é bom manter-se bem preparado para que ações de outras pessoas não interfiram na sua vida e no seu relacionamento.

Então seguem algumas dicas para quem tem um relacionamento e quer mantê-lo saudável e forte, mesmo utilizando as redes sociais:

  • Evite se expor muito nas redes sociais, principalmente com roupas sensuais, pois isso chama muita atenção e gera comentários maldosos;
  • Não fique atrás de coisas passadas do seu parceiro, postagens antigas, coisas de antigos relacionamentos. Isso só vai gerar um sentimento de desconfiança, de ciúmes, isso pode fazer com que iniciem discussões desagradáveis;
  • Não exponha tudo o que se passa no dia-a-dia de vocês, isso gera olhares invejosos.
  • Se expor demais nunca é saudável para um relacionamento, então não seja vitrine para as outras pessoas.
  • Dê espaço a seu parceiro para conversar com os amigos, viva a sua vida independente da dele, você precisa confiar;
  • Não fique perguntando sobre tudo vivendo em função do outro, até por que em uma relação ninguém é dono do outro.
  • Evite ficar expondo seu humor, seus sentimentos ou o que você está fazendo com seu parceiro, porque  sua vida vira uma novela onde todos querem ficar dando opinião sobre a vida de vocês.

Tudo nessa vida precisa de limites. Você precisa do seu espaço da mesma forma que o seu parceiro precisa do espaço dele. Saiba respeitar isso.

Alguns casais preferem usar a rede social de forma conjunta. Nesse caso, apenas uma conta é utilizada para os dois.

Alguns, preferem combinar um tempo determinado diariamente para usar a rede, de forma que não interfira no relacionamento, e na vida profissional.

Independente da forma como você e seu parceiro decidirem usar as redes sociais, priorizem o bom relacionamento entre vocês.

Pergunte sempre ao seu parceiro quando você tiver alguma dúvida sobre algum comentário ou postagem, ao invés de ficar bisbilhotando e tirando conclusões precipitadas.

A confiança é a base de um relacionamento saudável, então converse sempre. O diálogo é fundamental.

Não fique o tempo todo usando tecnologias para se comunicarem. Se conheçam melhor pessoalmente e aproveite o momento de vocês.

Estarem juntos por mais tempo conversando, trocando carícias, olhares, assistindo um bom filme comendo pipocas deixará vocês mais próximos, isso fortalecerá o relacionamento.

As redes sociais podem acabar com os relacionamentos

Uma ferramenta que foi criada para trazer aproximação entre as pessoas por também acabar afastando-as umas das outras em determinadas situações.

O uso das redes sociais veio para supostamente trazer mais proximidade, alegria e agilidade.

Mas em uma área sensível de nossas vidas, não é isso que acontece na maioria das vezes. Estamos falando sobre relacionamento a dois.

Se não tivermos controle e limites, corremos o risco de enfraquecemos a vida no relacionamento.

Russell Clayton, estudante de doutorado em jornalismo da Universidade de Missouri, nos Estados Unidos desenvolveu um estudo usando muitas pesquisas que mostram que verdadeiramente as redes sociais podem destruir relacionamentos.

Ele teve como foco específico o Twitter, mas como as interações nas redes sociais são muito parecidas, podemos considerar o resultado para outras redes sociais também.

O estudante entrevistou 581 usuários do Twitter e observou que a maioria dos casais são inclinados a terem conflitos no relacionamento.

Notou também em sua pesquisa que o que acontece no twitter costuma desgastar os relacionamentos.

São brigas e mais brigas por causa de assuntos conversados nas redes sociais.

E não são somente os casais novos que entram nesses desacertos por causa das redes, os mais velhos também são alvos fáceis.

O desgaste nos relacionamentos por causa das redes sociais levam à separação e ao divórcio.

Russell Clayton chega a conclusão de que, quanto mais as pessoas falavam que eram ativas nas redes sociais, mais desentendimentos e desgastes ele via nos relacionamentos delas por causa do uso excessivo das redes sociais.

Os casais ficam mais vulneráveis ao adultério e às traições, levando a um resultado negativo dentro do relacionamento.

Meu relacionamento não será abalado com o uso das redes sociais

redes sociais

Para que o seu relacionamento não seja desgastado pelas redes sociais, vale a pena seguir as dicas desse artigo.

Não deixe seu casamento vulnerável, não se exponha e nem exponha o seu parceiro, principalmente se essa exposição for sobre algo ruim ou vergonhoso para um dos dois.

É tentador postar o dia a dia e a intimidade nas redes sociais, mas saiba que isso pode trazer consequências irreversíveis muitas vezes.

Então, mantenha seu relacionamento saudável e seja feliz com seu parceiro.

Para ajudar você nesse objetivo transformar o seu relacionamento numa fortaleza, eu quero revelar para você agora 3 Segredos Para dar uma Guinada no seu Relacionamento.

Você pode ler tudo sobre eles baixando o e-book gratuito que eu fiz para ajudar mulheres que desejam melhorar seu relacionamento amoroso.

Clique no link abaixo e baixe agora.

➥ Quero dar uma Guinada no meu Relacionamento agora mesmo!

Sobre Redação | Chave do Coração do Homem

Equipe de Redação da Chave do Coração do Homem